quarta-feira, 21 de julho de 2010

RIBEIRINHOS – uma Iconografia da Sociabilidade e da Memória






Nome: Rubens Venâncio/Professor Visitante/IDECC (Instituto de Desenvolvimento, Educação e Cultura do Ceará/CUCA (Centro Urbano de Cultura, Arte e Ciência).
Email: rubensvnc@yahoo.com.br
Ano e local da realização: 2008 - 2009
Formato Original: ( x) digital (x ) analógico:
Quantidade de Fotos e dimensão: 4 fotos (30 x 40)
Coordenador ou Orientador/Instituição: Peregrina Capelo/UFC
Título da pesquisa: Espaços da Experiência como Espaços da Memória: Narrativas e Imagens entre os Canoeiros do Rio Acaraú
Resumo do Ensaio:
Trabalhando há muito tempo com memória e trajetórias de vida percebo como fotografias que evidenciam gestos, percepções ou um olhar distraído num dia chuvoso que busca não mais do que uma distração, pode nos ligar a dimensões de nossas pesquisas. Uma subjetividade que nasce do envolvimento entre sujeitos, lugares e contextos – vários canoeiros, o rio Acaraú e uma cidade (Sobral/CE) em mudança.
Se entre o real e a imagem se interpõe uma série infinita de outras imagens, invisíveis porém operantes (como atenta Andre Rouillé), entre nós e o campo existem mais do que imagens latentes: pessoalidades e eventos que atuam na descoberta do conhecimento. Cotidianos e saberes vistos pelo relevo da fotografia e que fazem dos canoeiros do rio Acaraú e outros personagens, ribeirinhos com histórias que se confundem com a própria cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário